SERVIÇOS

Osteopatia Estrutural
Serviços Especializados
 

Fisioterapia no Desporto:

 

Intervenção imediata nas lesões desportivas e sua recuperação.

O Fisioterapeuta no Desporto é um profissional de saúde reconhecido, que demonstra competências específicas na promoção da actividade física de forma efectiva e segura, na educação / aconselhamento aos seus atletas / utentes e na capacidade de intervir no âmbito clínico e aspectos do treino desportivo, com o objectivo de prevenir lesões, optimizar a função e contribuir para o melhor desempenho desportivo de atletas de todas as idades e de diferentes níveis de desempenho, demonstrando elevados comportamentos éticos e profissionais.​

Acompanhamento de equipas e eventos desportivos e consultadoria para organizações desportivas.

 

Voltar Para Cima

 

Condições Músculo-Esqueléticas

 

Lesões do sistema músculo-esquelético a nível da coluna ou dos membros, causadas por traumatismos, por repetição, por disfunções por sub/sobre activação do sistema neuro-muscular ou descoordenação deste e por limitação da mobilidade dos nervos periféricos, passíveis de serem abordadas conservadoramente.

 

Voltar Para Cima

 

Condições Ortopédicas

 

Pré e pós cirúrgicos: Lesões do sistema músculo-esquelético a nível da coluna ou dos membros que careçam de cuidados ortopédicos invasivos.

 

Pré-cirúrgico - preparação do sistema músculo esquelético em termos de força, flexibilidade, coordenação, proprioceptividade e equilíbrio de modo a minimizar os efeitos da agressão cirúrgica e promover uma melhor e mais célere recuperação. Ensino de cuidados imediatos pós-cirúrgicos a nível respiratório e activação muscular.

Pós-cirúrgico - intervenção precoce, com o objectivo de evitar perdas a nível da mobilidade e força devido ao período de imobilização - intervenção no internamento. E reabilitação pós-cirúrgica com o objectivo de retorno à funcionalidade de forma célere e acompanhada, assim como trabalho cicatricial fundamental para uma harmoniosa mobilidade inter tecidular – intervenção em clínica.

 

Voltar Para Cima

 

Cardio-Respiratória

 

Fisioterapia respiratória em condições agudas, subagudas em adultos e crianças com objectivo de desobstrução não invasiva e mobilidade pneumo-torácica. E em condições crónicas com o objectivo de readaptação ao esforço/exercício.

 

Planeamento, aconselhamento e acompanhamento de programas de reabilitação cardíaca em doentes na fase III.

 

Voltar Para Cima

 

Fisioterapia nas Empresas

 

Avaliação dos postos de trabalho e tarefas dentro de uma empresa, consultadoria e aconselhamento de correcção ergonómica dos postos de trabalho e monitorização dos seus efeitos, planeamento e execução de medidas preventivas como ginástica laboral.

 

Voltar Para Cima

 

Serviços Especializados

 

  • Reeducação Postural - “Método Mézières“ - Método revolucionário na abordagem das disfunções do movimento e posturais que tem uma visão holística do individuo integrando os vários sistemas - músculo-esquelético, neurológico e respiratório – avaliando o corpo humano como um todo. Indicado para o alívio da dor, reeducação do alinhamento vertebral, melhoria do movimento e do funcionamento do sistema respiratório.

  • ​Técnicas osteopáticas manipulativas do sistema músculo-esquelético e craniano – Abordagem das disfunções do movimento através de técnicas manuais procurando promover o equilíbrio muscular e articular com o objectivo de eliminar a dor, melhorar a mobilidade e promover o bem-estar.

  • Acupunctura em Fisioterapia/Punção Seca –Utilização de agulhas de acupunctura com o objectivo de diminuir hiperactivação muscular (pontos gatilho) responsáveis por variadas disfunções, ou como forma de trabalho excêntrico da matriz tecidular em ligamentos e tendões.

  • Bandas Neuro-Musculares –  Bandas elásticas adesivas proporcionando o suporte selectivo dos músculos e articulações sem restringir os movimentos ou amplitudes articulares. Podem ser aplicadas com efeito analgésico, de suporte/activação muscular, drenagem linfática, de edemas e equimoses, e de correcção articular. 

  • ​Tape MCconnell – Tape específico aplicado na reeducação muscular e movimento normal. 

  • Ligaduras Funcionais – Direccionada a pessoas em período de recuperação por lesão cápsulo-ligamentar ou muscular que tencionem participar em actividade física/desportiva e necessitem de protecção funcional da estrutura lesionada.

  • Terapia Descongestiva Linfático-Venosa – Indicada para disfunções do Sistema Vascular e Linfático permitindo uma melhoria da circulação de fluidos e consequente melhoria no bem-estar. Poderá incluir ginástica passiva (electro-estimulação), ativação muscular, massagem venosa ou drenagem linfática manual.

  • Treino Personalizado – Movimento de baixo impacto indicado para a manutenção/ganho de mobilidade, equilíbrio, coordenação e destreza e força.

 

Voltar Para Cima

 

Disfunções Comuns

 

Algumas DISFUNÇÕES que frequentemente afectam do atleta de competição à população em geral: 

  • “Disfunções Cervicais" 

  • “Disfunções Crânio Mandibulares – Articulação Temporo Mandibular” ​

  • Dor Crónica Central ​

  • Dor Lombar ​

  • Dores de Cabeça Crónicas – Enxaquecas, Dores de Cabeça Tipo Tensão, em Cluster, etc

  • Síndromes Pubálgicos (vulgo Pubalgias)

  • Síndromes Patelo-Femurais / “Jumper´s Knee” (Tendinopatias do tendão rotuliano)

  • Lesões do ACL (ligamento cruzado anterior)

 

Voltar Para Cima

 

Apoio Domiciliário

 

Sessão de Fisioterapia em regime domiciliário pressupondo avaliação do problema e intervenção adequada ao quadro clínico.​  

Fisioterapia ao Domicilio em Lisboa, Algés, Carnaxide, Linda a Velha, Alfragide, Oeiras, Estoril e Cascais.

 

Voltar Para Cima

 

Medicina Tradicional Chinesa

 

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma ciência da vida que engloba vários métodos terapêuticos que têm em comum um sistema teórico e filosófico muito próprio.

Destes métodos, os mais conhecidos no ocidente são a Acupuntura e a Fitoterapia. Mas entre estes existem outros, de igual eficácia, na busca do nosso bem-estar, tais como a massagem terapêutica Tuina, a Moxabustão, o aconselhamento dietético e do modo de vida, o Tai-chi Chuan (Taijiquan), o Chikung (Qigong) terapêuticos, entre outros.

A grande força da MTC é a prevenção. Na MTC acreditamos que a doença propriamente dita, é precedida de um desequilíbrio que se manifesta de forma subtil através de sinais e sintomas que a MTC “aprendeu” a reconhecer, a decifrar e a tratar. Se diz com frequência que “é apenas cansaço” ou “é apenas uma pequena dor de cabeça”, lembre-se que ambos são sintomas com valor no diagnóstico da MTC.

Além da prevenção, a MTC mostrou ser bastante eficaz em vários tipos de desequilíbrios da nossa saúde, como por exemplo em vários tipos de dor (dores de costas, dores articulares, dores de cabeça e enxaquecas,…), em patologias gastrointestinais (azia, refluxo gástrico, vómito, diarreia, obstipação,…), em distúrbios psicológicos e emocionais (ansiedade, depressão, stress,..), em distúrbios do sono (insónia, sonolência,…), na luta contra a obesidade e mesmo a anorexia, em distúrbios das vias respiratórias (Rinite alérgica, sinusite,…), em vários tipos de alergias, problemas dermatológicos (eczema, psoríase,…) e muitos outros desequilíbrios da nossa saúde.

 

Com:

Rui Rodrigues

  • Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, formado pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa;

  • Representante nacional da Universidade de Medicina Chinesa de Nan-jing.

  • Frequentou durante 4 meses um estágio clínico em meio hospitalar coordenado pela Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing, em vários hospitais da cidade de Nanjing.

  • Coordenador assistente do estágio clínico de massagem Tuina, na Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa.

 

Voltar Para Cima

 

Naturopatia

 

"A abordagem feita é holistica, incidindo maioritariamente no ensino e na reeducação alimentar, garantindo a saúde e o bem estar, através da otimização de competências, e fornecendo ao cliente base e ferramentas para que mantenha os comportamentos aprendidos ao longo da vida."

 

Com:

João Ferro Ribeiro

  • A Naturopatia é uma abordagem integral e multifatorial da saúde e doença que afetam o equilibrio e bem-estar. Esta terapia ajuda o corpo humano a reequilibrar-se, sendo eficaz não apenas na maioria da sintomatologia de mal-estar e doenças sazonais, como também na prevenção e tratamento das doenças crónicas. A Naturopatia usa a nutrição curativa, suplementação de nutrientes essenciais (ortomolecular), plantas medicinais (fitoterapia), homeopatia, florais, psicoterapias e todas as outras técnicas que provem ser eficazes para ajudar e não apresentem qualquer risco para o paciente.

  • Onde pode intervir a Naturopatia?

    Por ser uma abordagem integral:

    - Prevenção de doenças e aconselhamento de manutenção da saúde geral;

    - Dermatites, psoríase, envelhecimento, queimaduras, celulite;

    - Gastrites, pedras na vesícula, colites, intestino irritável, obstipação;

    - Doenças respiratórias, ouvidos e visão, alergias;

    - Anemias, HTA, triglicéridos, colesterol, arritmias, diabetes, gota;

    - Doenças urinárias, ginecológicas, distúrbios da tiroide, obesidade;

    - Osteoporose, artrites, ciática, hérnias discais, pernas cansadas, edemas;

    - Insónias, ansiedade, depressão, fobias, medos, esclerose múltipla, fibromialgia, dor, perda de memória, cansaço extremo;

    - Oncologia, etc…

 

 

 

 

Voltar Para Cima

 

Terapia da Fala

 

O Terapeuta da Fala tem como principais funções a prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico das perturbações da comunicação humana.

Áreas de Intervenção:

  • Linguagem, fala, voz e deglutição

  • Perturbações da Leitura e Escrita (Dislexia, Disortografia);

  • Perturbações da Linguagem (Atraso de Desenvolvimento da Linguagem, Perturbações Especificas da Linguagem, Afasia);

  • Perturbações da Interação e Comunicação;

  • Perturbações da Fala (disartria, perturbações articulatórias, disfonias, laringectomias e gaguez);

  • Alterações da Motricidade e Sensibilidade oro-facial (doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos);

  • Perturbações da Alimentação (distúrbios da deglutição, disfagias).

 

 

 

Fisiatria

 

Dr. João Miranda

 

Resumo do percurso curricular recente:

Médico Fisiatra / Director Clínico da Federação Portuguesa de Rugby – Lisboa;

Direcção clínica do sector de Fisiatria - Consultas da Especialidade e coordenação do trabalho da equipa de reabilitação na Clínica Médica da Linha – Paço de Arcos;

De Janeiro de 1992 até Agosto de 1997

Médico Fisiatra do Serviço de Lesões Vertebro-Medulares - Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

 

Pilates Clínico

 

 

Pilates, desenvolvido na década de 1920 por Joseph Pilates, consiste num método de treino de controlo muscular muito eficaz. Este método teve como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição.

 

O Pilates Clínico, estabelecido em 1999 pela APPI, é uma modificação do método inicial tendo bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente. Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, por forma a ser mais direcionado para a necessidade da população atual. Esta população procura um controlo muscular adequado que lhe permita ter uma harmonia postural e muscular evitando dores e tensões nomeadamente na coluna cervical e lombar. Benefícios:

  • Correção postural

  • Fortalecimento muscular

  • Prevenção e co-tratamento de lesões

  • Alívio de tensão muscular

  • Melhoria da capacidade respiratória

  • Melhoria da consciência corporal

  • Melhoria da coordenação motora

  • Melhoria do equilíbrio

  • Aumento da flexibilidade

 

Destina-se a todas as pessoas que desejem praticar exercício físico de forma estruturada, com ou sem patologia músculo-esquelética, e que queiram reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.

Dependendo de cada indivíduo, da sua condição, consciência corporal e objetivo, este método pode ser aplicado em grupo (3/4 pessoas) ou individualmente.

 

“Não interessa o que se faz e, sim, como se faz.” Joseph Pilates

Com:

Carla Bangueses da ALM Pilates