
Fisioterapia no Desporto:
Intervenção imediata nas lesões desportivas e sua recuperação.
O Fisioterapeuta no Desporto é um profissional de saúde reconhecido, que demonstra competências específicas na promoção da actividade física de forma efectiva e segura, na educação / aconselhamento aos seus atletas / utentes e na capacidade de intervir no âmbito clínico e aspectos do treino desportivo, com o objectivo de prevenir lesões, optimizar a função e contribuir para o melhor desempenho desportivo de atletas de todas as idades e de diferentes níveis de desempenho, demonstrando elevados comportamentos éticos e profissionais.
Acompanhamento de equipas e eventos desportivos e consultadoria para organizações desportivas.
Condições Músculo-Esqueléticas
Lesões do sistema músculo-esquelético a nível da coluna ou dos membros, causadas por traumatismos, por repetição, por disfunções por sub/sobre activação do sistema neuro-muscular ou descoordenação deste e por limitação da mobilidade dos nervos periféricos, passíveis de serem abordadas conservadoramente.
Condições Ortopédicas
Pré e pós cirúrgicos: Lesões do sistema músculo-esquelético a nível da coluna ou dos membros que careçam de cuidados ortopédicos invasivos.
Pré-cirúrgico - preparação do sistema músculo esquelético em termos de força, flexibilidade, coordenação, proprioceptividade e equilíbrio de modo a minimizar os efeitos da agressão cirúrgica e promover uma melhor e mais célere recuperação. Ensino de cuidados imediatos pós-cirúrgicos a nível respiratório e activação muscular.
Pós-cirúrgico - intervenção precoce, com o objectivo de evitar perdas a nível da mobilidade e força devido ao período de imobilização - intervenção no internamento. E reabilitação pós-cirúrgica com o objectivo de retorno à funcionalidade de forma célere e acompanhada, assim como trabalho cicatricial fundamental para uma harmoniosa mobilidade inter tecidular – intervenção em clínica.
Cardio-Respiratória
Fisioterapia respiratória em condições agudas, subagudas em adultos e crianças com objectivo de desobstrução não invasiva e mobilidade pneumo-torácica. E em condições crónicas com o objectivo de readaptação ao esforço/exercício.
Planeamento, aconselhamento e acompanhamento de programas de reabilitação cardíaca em doentes na fase III.
Fisioterapia nas Empresas
Avaliação dos postos de trabalho e tarefas dentro de uma empresa, consultadoria e aconselhamento de correcção ergonómica dos postos de trabalho e monitorização dos seus efeitos, planeamento e execução de medidas preventivas como ginástica laboral.
Serviços Especializados
-
Reeducação Postural - “Método Mézières“ - Método revolucionário na abordagem das disfunções do movimento e posturais que tem uma visão holística do individuo integrando os vários sistemas - músculo-esquelético, neurológico e respiratório – avaliando o corpo humano como um todo. Indicado para o alívio da dor, reeducação do alinhamento vertebral, melhoria do movimento e do funcionamento do sistema respiratório.
-
Técnicas osteopáticas manipulativas do sistema músculo-esquelético e craniano – Abordagem das disfunções do movimento através de técnicas manuais procurando promover o equilíbrio muscular e articular com o objectivo de eliminar a dor, melhorar a mobilidade e promover o bem-estar.
-
Acupunctura em Fisioterapia/Punção Seca –Utilização de agulhas de acupunctura com o objectivo de diminuir hiperactivação muscular (pontos gatilho) responsáveis por variadas disfunções, ou como forma de trabalho excêntrico da matriz tecidular em ligamentos e tendões.
-
Bandas Neuro-Musculares – Bandas elásticas adesivas proporcionando o suporte selectivo dos músculos e articulações sem restringir os movimentos ou amplitudes articulares. Podem ser aplicadas com efeito analgésico, de suporte/activação muscular, drenagem linfática, de edemas e equimoses, e de correcção articular.
-
Tape MCconnell – Tape específico aplicado na reeducação muscular e movimento normal.
-
Ligaduras Funcionais – Direccionada a pessoas em período de recuperação por lesão cápsulo-ligamentar ou muscular que tencionem participar em actividade física/desportiva e necessitem de protecção funcional da estrutura lesionada.
-
Terapia Descongestiva Linfático-Venosa – Indicada para disfunções do Sistema Vascular e Linfático permitindo uma melhoria da circulação de fluidos e consequente melhoria no bem-estar. Poderá incluir ginástica passiva (electro-estimulação), ativação muscular, massagem venosa ou drenagem linfática manual.
-
Treino Personalizado – Movimento de baixo impacto indicado para a manutenção/ganho de mobilidade, equilíbrio, coordenação e destreza e força.
Disfunções Comuns
Algumas DISFUNÇÕES que frequentemente afectam do atleta de competição à população em geral:
-
“Disfunções Cervicais"
-
“Disfunções Crânio Mandibulares – Articulação Temporo Mandibular”
-
Dor Crónica Central
-
Dor Lombar
-
Dores de Cabeça Crónicas – Enxaquecas, Dores de Cabeça Tipo Tensão, em Cluster, etc
-
Síndromes Pubálgicos (vulgo Pubalgias)
-
Síndromes Patelo-Femurais / “Jumper´s Knee” (Tendinopatias do tendão rotuliano)
-
Lesões do ACL (ligamento cruzado anterior)
Apoio Domiciliário
Sessão de Fisioterapia em regime domiciliário pressupondo avaliação do problema e intervenção adequada ao quadro clínico.
Fisioterapia ao Domicilio em Lisboa, Algés, Carnaxide, Linda a Velha, Alfragide, Oeiras, Estoril e Cascais.
Osteopatia Pediátrica
Os adultos não são os únicos a poder consultar um osteopata, os bebés também!
Afinal dentro da osteopatia existe a especialização em osteopatia pediátrica, a que muitos pais recorrem para encontrar uma solução para as cólicas, os problemas de sucção ou do sono dos seus filhos recém-nascidos.
Se o parto foi prolongado, se houve sofrimento fetal, se foi necessário recorrer a ventosas ou fórceps ou se o parto foi induzido, o bebé deve ser avaliado por um osteopata pediátrico. Esta é uma prática comum em muitas maternidades europeias, existindo osteopatia em algumas unidades de neonatologia. A osteopatia pediátrica é uma especialização da osteopatia adaptada à estrutura e ao crescimento do bebé e da criança. Avalia e trata as diversas alterações de mobilidade do corpo do bebé ou criança, permitindo detetar, corrigir e tratar eventuais desequilíbrios ou traumas. A osteopatia pediátrica reúne um conjunto de técnicas totalmente suaves e indolores, por via de mobilizações específicas, com finalidade de libertar as tensões existentes no crânio, coluna e pélvis do bebé. Assim consegue-se o equilíbrio das tensões nos diferentes tecidos (ossos, tendões, músculos e fáscias) que quando não tratadas podem provocar dor, ansiedade e stress no bebé. Um dos aspetos mais interessantes na osteopatia é que não recorre a medicamentos para ter um efeito terapêutico, mas sim à manipulação e mobilização de tecidos com as mãos.
O osteopata estimula o corpo a recuperar a simetria à medida que o bebé ou criança cresce. Nos bebés os ossos do crânio ainda não estão unidos, o que permite um certo grau de maleabilidade e flexibilidade permitindo uma maior eficácia do tratamento. A osteopatia pediátrica tem excelentes resultados, especialmente quando é levada a cabo mediante uma abordagem global que reúne uma equipa multidisciplinar que trabalha em prol do bem estar do bebé.
Os bebés são muito recetivos aos tratamentos osteopáticos. É seguro consultar um osteopata pediátrico desde os primeiros dias de vida do seu bebé. Um check-up osteopático após o nascimento pode ajudar a identificar potenciais problemas e facilitar a transição da vida dentro do útero para o mundo exterior, bem como acompanhar o momento em que as crianças começam a gatinhar e andar.
A OSTEOPATIA PEDIÁTRICA PODE AJUDAR NAS SEGUINTES CONDIÇÕES?
-
Transtornos digestivos: refluxos (bolçar), cólicas, gases, obstipação
-
Disfunção do foro otorrino (garganta, nariz e ouvidos): congestão nasal, obstrução do canal lacrimal, otites
-
Problemas na amamentação quando se devem à dificuldade de sucção do bebé
-
Choro excessivo e irritabilidade
-
Torcicolo congénito
-
Plagiocefalia (síndrome da cabeça plana)
-
Assimetrias no crânio e face
-
Má postura
-
Lesão do plexo braquial
-
Perturbações do sono
-
Nos partos com utilização de fórceps, ventosas ou cesariana
Naturopatia
"A abordagem feita é holistica, incidindo maioritariamente no ensino e na reeducação alimentar, garantindo a saúde e o bem estar, através da otimização de competências, e fornecendo ao cliente base e ferramentas para que mantenha os comportamentos aprendidos ao longo da vida."
-
A Naturopatia é uma abordagem integral e multifatorial da saúde e doença que afetam o equilibrio e bem-estar. Esta terapia ajuda o corpo humano a reequilibrar-se, sendo eficaz não apenas na maioria da sintomatologia de mal-estar e doenças sazonais, como também na prevenção e tratamento das doenças crónicas. A Naturopatia usa a nutrição curativa, suplementação de nutrientes essenciais (ortomolecular), plantas medicinais (fitoterapia), homeopatia, florais, psicoterapias e todas as outras técnicas que provem ser eficazes para ajudar e não apresentem qualquer risco para o paciente.
-
Onde pode intervir a Naturopatia?
Por ser uma abordagem integral:
- Prevenção de doenças e aconselhamento de manutenção da saúde geral;
- Dermatites, psoríase, envelhecimento, queimaduras, celulite;
- Gastrites, pedras na vesícula, colites, intestino irritável, obstipação;
- Doenças respiratórias, ouvidos e visão, alergias;
- Anemias, HTA, triglicéridos, colesterol, arritmias, diabetes, gota;
- Doenças urinárias, ginecológicas, distúrbios da tiroide, obesidade;
- Osteoporose, artrites, ciática, hérnias discais, pernas cansadas, edemas;
- Insónias, ansiedade, depressão, fobias, medos, esclerose múltipla, fibromialgia, dor, perda de memória, cansaço extremo;
- Oncologia, etc…
Pilates Clínico
O Pilates, desenvolvido na década de 1920 por Joseph Pilates, consiste num método de treino de controlo muscular muito eficaz. Este método teve como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição.
O Pilates Clínico, estabelecido em 1999 pela APPI, é uma modificação do método inicial tendo bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente. Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, por forma a ser mais direcionado para a necessidade da população atual. Esta população procura um controlo muscular adequado que lhe permita ter uma harmonia postural e muscular evitando dores e tensões nomeadamente na coluna cervical e lombar. Benefícios:
-
Correção postural
-
Fortalecimento muscular
-
Prevenção e co-tratamento de lesões
-
Alívio de tensão muscular
-
Melhoria da capacidade respiratória
-
Melhoria da consciência corporal
-
Melhoria da coordenação motora
-
Melhoria do equilíbrio
-
Aumento da flexibilidade
Destina-se a todas as pessoas que desejem praticar exercício físico de forma estruturada, com ou sem patologia músculo-esquelética, e que queiram reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.
Dependendo de cada indivíduo, da sua condição, consciência corporal e objetivo, este método pode ser aplicado em grupo (3/4 pessoas) ou individualmente.
“Não interessa o que se faz e, sim, como se faz.” Joseph Pilates